Alternativas de baixo custo para reforçar a segurança e gestão de TI

Fóruns Fórum APTI/SC Alternativas de baixo custo para reforçar a segurança e gestão de TI

Visualizando 2 posts – 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

Se dinheiro não fosse problema, os gestores de TI estariam rindo a toa com uma estrutura de ponta, de dar inveja a muitas empresas multinacionais. Entretanto, na prática, é realidade é bem diferentes. Restrições financeiras é uma das maiores barreiras na maioria das prefeituras.

Mesmo assim, a TI tem que seguir, e seguir funcionando. Sendo assim, qual a sua indicação de solução prática e barata (preferencialmente grátis) para facilitar a gestão da entidade, seja interna ou externa?

Consideramos para isso desde filtro de DNS, passando por soluções de intranet, até monitoramento de dispositivos.

Eduardo Damasio Dutra
    Participante

Falando em gestão de TI e em solução gratuita… a uns anos testei as ferramentas do on.spiceworks.com que possui, além de uma ferramenta servidor local, uma versão de Help Desk cloud bem funcional e com portal de chamados. Eles tem também uma ferramenta que localiza todos os dispositivos na rede, mostrando softwares, hardware dos pcs e sistemas operacionais. São ferramentas gratuitas pois fazem parte de uma grande comunidade mundial de profissionais de TI.

A limitação de não ter tradução limitou meu uso e também existiam alguns problemas de acesso ao site que parecem ter sido resolvidos. Hoje uso versão gratuita do Freshdesk, mas eles vão limitar mais ainda e talvez retorne a usar o spiceworks. Já testamos também o GLPI aqui. É uma solução robusta e com muitas opções. Mas eu particularmente achei complexa.

Sobre segurança e monitoramento, as soluções centralizadas em servidor de antivírus já fazem essa análise dos computadores e listam também software e hardware. Nos tínhamos solução Karpersky servidor local, mas trocamos para ESET Cloud (que foi mais econômica). A solução tem se mostrado mais leve e ainda estou descobrindo as inúmeras configurações disponíveis.

Visualizando 2 posts – 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.